28 de fev de 2011

Série Urbanos em Bic - 2005

Toda a série foi realizada com caneta bic sobre papel 64cm x 44cm.
Uma vez que os trabalhos são sobre as relações de grupos marginalizados dentro do contexto das grandes cidades, em especial da Grande São Paulo, optou-se por desenhar com material também marginalizado pelos grandes circuitos da arte, no caso simples canetas esferográficas. Ao mesmo tempo, para expressar uma realidade tão crua, buscou-se também um código cromático mais direto e simples, com preto e vermelho, cores que, junto com o branco do papel, são também as cores do Estado de São Paulo.


Churrasco na laje
Manifestação cultural tipicamente urbana e periférica, o churrasco na laje é aguardado com ansiedade, como momento de desrecalque e simulacro de fartura, quando, através do ato de “comer bem”, o pobre se iguala com o rico. Ao mesmo tempo, se a ação é a mesma, o cenário é outro, aqui marcado pela pobreza, baixa infra-estrutura e espaço limitado da laje. Mas nada disso importa se se pode, por alguns momentos, se projetar como pertencente à camadas mais ricas. Ao mesmo tempo, o ritual tem duração e recursos limitados, sempre condicionando o lazer à realidade do trabalho extenuante e do salário magro que aguardam no dia seguinte.

















E a noite morreu sorrindo
Esta obra foi selecionada para ser exposta no 39 Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André. 
Diversão, sexo e morte compartilham a noite. Neste cenário, obscuro e complexo, os contornos se diluem. A mulher se desdobra na prostituta, e a prostituta se reflete na mulher. O homem tanto pode ser um predador implacável como um frustado, ou seriam ainda duas faces de uma mesma pessoa? Num mundo de baladas intermináveis, limites éticos difusos e sexo fácil, um atropelamento é um entretenimento tão legítimo quanto sexo casual.



















Jesus te ama
Um fenômeno típico dos grandes centros urbanos é que, apesar de se estar cercado por pessoas, experimenta-se uma enorme solidão. O afeto e o amor se tornam valores inatingíveis como realização física para muitos grupos sociais. O resultado é a transferência destas necessidades para a esfera espiritual, se congelando os anseios físicos em troca de uma companhia etérea. A idosa carola se desdobra na mocinha faceira, e guarda seus desejos na geladeira, como se fossem as sobras de uma refeição.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog !!! muito bom os seus trabalhos você como sempre é fo..dao !

    ResponderExcluir