5 de set de 2011

O Muro das Lamentações

O processo da gravura em metal é bastante interessante. Neste post, vou mostrar como as "provas" de impressão podem orientar o trabalho até sua conclusão.
Mas o que são estas "provas"? Quando estamos gravando o metal, fica difícil saber qual será o resultado final. Assim, ao longo do trabalho, imprimimos uma cópia da gravura não com a finalidade de fazer uma tiragem, mas sim de acompanhar e documentar uma etapa do trabalho - uma prova de impressão.
Por exemplo, a partir de uma placa limpa, ou seja, sem nada gravado, comecei a gravar com buril e ponta-seca. Depois de um tempo, tirei a prova abaixo:

Muro das Lamentações - 1a. prova
Neste momento já deu para perceber alguns pontos que deveriam ser melhor trabalhados: por ser uma cena noturna, estava faltando justamente escuridão. Gravei mais um pouco e tirei outra prova:

Muro das Lamentações - 2a. prova
Agora o céu está escuro, e as figuras ganharam mais complexidade. Porém o grande "vazio" da rua me incomodava. De volta à gravação...
Após um pouco de trabalho, tirei nova prova:

Muro das Lamentações - 3a. prova
Neste momento, é importante notar duas coisas: a parte da gravação está conforme eu queria. Porém a gravura como um todo ficou muito escura. Isso graças à um problema técnico: na hora de imprimir, não limpei o suficiente a placa. Resultado, muita tinta, criando um "véu cinza" em toda a gravura e perda dos detalhes.
Porém, como se tratava apenas de um problema de impressão, não precisei gravar mais nada, apenas imprimir novamente com menos tinta. O resultado abaixo foi considerado o ideal, e pode servir de referência para imprimir uma série, por exemplo:

O Muro das Lamentações - 10 x 15 cm - gravura em metal
------------------------------------------

The process of engraving is quite interesting. In this post I will show how a print "proof" can direct the job until its completion.
But what are these "proofs"? When we are engraving, it is difficult to know what will turn out. So we can make a "print proof" not for the purpose of making a serie, but to document a job step - a proof.
For example, from a clean plate I began to engrave with burin and dry-point. After a while, I took the 1st. proof ("Muro das Lamentações - 1a. prova").
This shows some points that should be worked best: being a night scene, was missing darkness. I recorded a little more and took another proof ("Muro das Lamentações - 2a. prova)
Now the sky is darker, and the figures gained more complexity. But the big "empty" space on the street bothered me. Back to recording ... After some work, took a new proof ("Muro das Lamentações - 3a. prova)".Now, it is important to note two things: I reached my goal about the engraving, but the whole picture was very dark. This thanks to a technical problem: when printing, I did not clean enough the plate. Result: a lot of ink, creating a "gray veil" throughout the picture and loss of detail.
However, as it was just a printing problem, I didn´t need to engrave anything more, just print again with less ink. The result ("Muro das Lamentações") was considered ideal, and can serve as a reference to print a series, for example.
The name of this engraving is "The Wailing Wall". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário