12 de jul de 2012

Renato Rea no 9º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck

O Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck, sediado em Araras - SP, chega à sua nona edição, desta vez com o tema "Trabalho".
Decidi enviar uma foto que retratasse um tipo de trabalhador raramente reconhecido e cada vez mais raro: o cobrador:
"O Cobrador de Antanho", 2009
Aliás, esta foto tem uma história interessante. Fui fotografar um encontro de caminhões e ônibus antigos no Memorial da América Latina - SP (veja mais aqui). Em dado momento, notei um senhor de uniforme ao lado de um ônibus antigo, polindo suas ferragens, passando um pano na lataria, enfim, cuidando com carinho do "bruto".
Me aproximei para conversar com o senhor que me contou que trabalhou a vida inteira nesta empresa e muitos "causos" pitorescos, além de me mostrar como eram cobradas as passagens. Na foto acima vê-se este processo, que ele fazia com destreza.
Infelizmente não recolhi o nome deste senhor para o homenagear aqui! Se alguém o conhecer, por favor fale comigo!
O 9o. Salão ocorre durante julho de 2012.

-----------------------
The National Salon of Photography Persio Galembeck, based in Araras - SP, reached its ninth edition, this time with the theme "Work."
I decided to send a picture of a worker seldom recognized and increasingly rare: the bus collector.
This picture has an interesting history. I was shooting a meeting of old trucks and buses in the Memorial da América Latina - São Paulo. Suddenly, I noticed a man in uniform beside an old bus, polishing their chrome, using a cloth to dust off the bodywork, looking fondly of the "machine".
I came to talk to the old man who told me he worked his entire life in this company and many "stories" picturesque, and show me how the tickets were collected. In the photo above you can see this process, which he did with dexterity.
Unfortunately I didn´t asked his name to honor him here!
The 9. Hall takes place during July 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário